sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Cuidados Importantes para manter a Voz Saudável


Bom, como todos devem saber, o aquecimento vocal é muito importante antes de cantar, seja em ensaio, show, luau, chuveiro, etc.
Então aqui estão algumas coisas legais para aquecer a voz:
·         Respire fundo e vibre a língua até que o ar acabe. Faça a força no diafrágma.
Repita isso várias vezes.
·         Respire fundo e vibre os lábios até que o ar acabe. Faça a força no diafrágma.
Repita isso várias vezes.
·         Faça o “M” mastigado. Respire fundo e faça som de “M” e finja mastigar alguma coisa.
Repita isso várias vezes.
·         Passe a língua pela boca, nos dentes e tudo mais. Faça isso bastante, é importante
para “alongar” a língua também.
·         Abra e feche bem a boca repetidamente e devagar.
·         Se quiser também pode fazer uma massagem no rosto usando as pontas dos dedos.
·         Ajuda a relaxar a musculatura.
__________________________________________________________________
Nunca use bebida alcoólica achando que ajuda a aquecer a voz porque depois que sua voz esfriar, com certeza vc ficará rouco.
_____________________________________________
Abaixo um complemento feito por um autor desconhecido:
Técnicas para os lábios
Esse exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente, elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devem ficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultado desta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.
Técnica da língua
Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R. Para a execução desta técnica, também deve-se elevar o diafragma fazendo com que este proporcione um bom apoio. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero em movimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.
Técnicas com a letra M
Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e, sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).
O efeito deste M interno nada mais é do que a própria preparação bocal que fazemos normalmente para que possamos pronunciar palavras que comecem com esta letra, porém, esta preparação será agora prolongada.
Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaço dentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar em contato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porém prolongado e com a boca fechada.
É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo de sustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente na pronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.
Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.
Este M interior, é muito utilizado na forma de “mantra” (sons utilizados no processo de meditação, que possuem significados importantes nas religiões orientais) e o ideal é que seja pronunciado como forma de reflexão do som que todos nós possuímos e queremos aprender a usar.

Sempre se lembre o quanto o diafragma é importante


Mais uma vez quero ressaltar a importância da elevação do diafragma. Para isso, você pode, a princípio, contrair a barriga, descontraindo-a gradativamente a medida que o exercício é realizado e o ar inspirado no início é solto.
Quando falo das bochechas com caixa de ressonância, é para conscientiza-lo que, trazer a vibração do som exclusivamente para a garganta é um “suicídio vocal” ou seja, um convite a rouquidão ou a aquisição de nódulos vocais, entre outros danos.
Por fim, quero colocar que estes exercícios servem como um aquecimento para as cordas vocais, como um início de utilização do diafragma e devem ser feitos descontraidamente, pois desta forma serão incorporados, assim como a ginga natural de um bom sambista. 
Aproveite bem essas dicas e, se preferir, procure um curso de canto online bem bacana para aprender várias técnicas de sua casa.



sábado, 27 de maio de 2017

A importância de fazer um curso de canto e técnica vocal



O que seria de um motorista se ele não recebesse um treinamento para tirar a CNH? O que seria do Jimmy Hendrix se ele não tivesse ido a uma aula de guitarra?

A importância de se fazer um curso de canto e técnica vocal é de simplesmente otimizar os resultados da sua voz e ter mais qualidade e alcance, pois se você já canta bem, imagina o que aconteceria se você soubesse como melhorar?

O curso quer justamente isso, ou seja, que exista uma melhora e que os resultados sejam otimizados, pois você passará por um treinamento de um outro profissional e aprenderá a teoria, e uma vez sabendo a teoria, fica muito mais fácil aplicar na prática, além disso você terá benefícios que irão muito além disso, por exemplo:

  • ·         Vivência com outros cantores- Isso pode ajudar no seu desenvolvimento;
  • ·         Possibilidade de fazer network- Uma vez convivendo com outros cantores, os intercâmbios se tornam constantes;
  • ·         Melhor controle da ansiedade- Com o curso você aprenderá a controlar a sua ansiedade e conseguir assim resultados melhores;
  • ·         Melhor controle da timidez- Sem dúvida um dos maiores vilões dos cantores é a timidez e com o curso isso acabará;
  • ·         Maior possibilidade de cantar- A maioria das escolas fazem apresentação e a vivência de palco poderá ser aumentada;
  • ·         Melhor controle da respiração- Você aprenderá a controlar a sua respiração e com isso poderá prevenir e até controlar algumas doenças respiratória.

Sem dúvida os benefícios são grandes a importância é tão maior quanto, o mais indicado é ir até uma escola de música e fechar o curso, isso irá te ajudar no que citamos acima, e em outros benefícios que podem variar de pessoa para pessoa. Corra lá e mude e melhore a sua qualidade de vida.



terça-feira, 23 de maio de 2017

Você já ouviu falar em Registros Vocais?

Chegaremos agora num ponto muito polêmico que são os registros vocais. Em tese um registro vocal é uma série especial de sons, produzidos no mesmo padrão vibratório das tão conhecidas cordas vocais e que possuem a mesma qualidade. 

Esses registros são partem da laringe e ocorrem porque as cordas vocais são capazes de produzir vários padrões vibratórios diferentes. E teste padrões vibratórios são capazes de reproduzir em várias frequências e aparecem dentro de uma extensão de alturas e produzem sons de determinada característica. 


De onde vem o termo?


O termo "registro" causa uma certa confusão, pois engloba vários aspectos da voz humana e pode ser usado para se referir a qualquer um dos seguintes aspectos:

  • ·         Uma determinada parte da Extensão vocal, como grave, médio e agudo.
  • ·         Um processo fonatório ou processo de produção de um som vocal pela vibração das cordas vocais que por sua vez é modificado pela ressonância do trato vocal.
  • ·         Um determinado timbre ou "cor" da voz.
  • ·         Uma região da voz definida por “notas de passagem” (passaggio).

Na linguística, um "registro de lingua" é uma linguagem que combina o som e a fonação da vogal em um único sistema fonológico. Isso não tem tanta importância porque o foco aqui é para os cantores, então chegaremos naqueles diferentes jeitos de cantar, alguns gritando e outros cantando em tons mais baixos, fato é que isso engloba alguns aspectos teóricos, porém como tudo existe sempre espaço para você achar o seu espaço e assim descobrir o seu jeito de cantar. 

Num primeiro momento esse tanto de informação pode assustar, mas não irá assustar tanto assim pois explicado de maneira prática o entendimento é bem mais fácil do que de maneira teórica.


O mais importante é mergulhar nos estudos, pois essas informações serão úteis quando você for cantar.

domingo, 21 de maio de 2017

Cante Bem Hoje Mesmo Seguindo Essas Dicas



A maior dica para cantar bem é estudar, não existe outra dica tão eficaz, afinal tudo que é estudado é melhor de ser conseguido do que algo que não é estudado. Se você não tiver o dom de ter nascido com a voz de um Tenor ou com a voz da Elis Regina, você só conseguirá desenvolver as suas capacidades com muito treino, estudo e repouso. Por isso mesmo iremos te dar essas dicas.

Busque agora mesmo uma escola de canto que seja conhecida, para que você possa estudar, vá ao local e se certifique que a metodologia é boa, converse com o professor e procure tirar as suas dúvidas.

Você pode estar optando também por um curso de canto online. Muitas pessoas encontrando várias vantagens em optar por esta forma de estudo.

É muito importante também ter na sua cabeça o que você quer, ou seja, se é cantar então tenha muito foco, até porque o foco será um dos principais ingredientes para você cantar bem. Cabe apenas a você mudar esse panorama.

Outra parte importante é frequentar as aulas, seguir à risca os exercícios e procurar aprofundar os seus conhecimentos, afinal se você se esforçar você conseguirá atingir esse objetivo. Cantar bem é cantar com alma, então se você conseguir cantar com a alma, automaticamente, você conseguirá cantar.

Talvez os passos mais importantes também sejam ter paciência e cuidar da voz. A paciência te ajuda a partir do ponto de vista que você reconhece as suas limitações e tem humildade para mudar, fazendo isso você conseguirá melhorar dia a dia, em seguida os outros perceberão a melhora e assim você estará no caminho da evolução.

A outra parte importante é cuidar da voz, esse ponto é primordial, pois a voz é o seu instrumento de trabalho, você precisa saber que só conseguirá cantar bem se tiver a capacidade de cuidar e repousar muito a sua voz. Saiba a hora de usar e a hora de fazer a voz descansar.

sábado, 20 de maio de 2017

O Canto Perfeito: Bem-Vindo ao Blog!


Olá,

Me chamo Kiko e estou bastante feliz em fazer nascer esse projeto. Gosto bastante de assuntos relacionados ao canto e as técnicas que o envolve; por isso, o Blog O Canto Perfeito nasceu para conversarmos sobre este assunto.

Se você também gosta de aprender técnicas de canto, tenho certeza de que vai amar esse espaço. No mais, vamos nos falando  mais adiante.

Um grande abraço!
Até os próximos posts ;)