terça-feira, 23 de maio de 2017

Você já ouviu falar em Registros Vocais?

Chegaremos agora num ponto muito polêmico que são os registros vocais. Em tese um registro vocal é uma série especial de sons, produzidos no mesmo padrão vibratório das tão conhecidas cordas vocais e que possuem a mesma qualidade. 

Esses registros são partem da laringe e ocorrem porque as cordas vocais são capazes de produzir vários padrões vibratórios diferentes. E teste padrões vibratórios são capazes de reproduzir em várias frequências e aparecem dentro de uma extensão de alturas e produzem sons de determinada característica. 


De onde vem o termo?


O termo "registro" causa uma certa confusão, pois engloba vários aspectos da voz humana e pode ser usado para se referir a qualquer um dos seguintes aspectos:

  • ·         Uma determinada parte da Extensão vocal, como grave, médio e agudo.
  • ·         Um processo fonatório ou processo de produção de um som vocal pela vibração das cordas vocais que por sua vez é modificado pela ressonância do trato vocal.
  • ·         Um determinado timbre ou "cor" da voz.
  • ·         Uma região da voz definida por “notas de passagem” (passaggio).

Na linguística, um "registro de lingua" é uma linguagem que combina o som e a fonação da vogal em um único sistema fonológico. Isso não tem tanta importância porque o foco aqui é para os cantores, então chegaremos naqueles diferentes jeitos de cantar, alguns gritando e outros cantando em tons mais baixos, fato é que isso engloba alguns aspectos teóricos, porém como tudo existe sempre espaço para você achar o seu espaço e assim descobrir o seu jeito de cantar. 

Num primeiro momento esse tanto de informação pode assustar, mas não irá assustar tanto assim pois explicado de maneira prática o entendimento é bem mais fácil do que de maneira teórica.


O mais importante é mergulhar nos estudos, pois essas informações serão úteis quando você for cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário